Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação saudável. Alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.
Esta pirâmide alimentar foi desenvolvida pelo Banco de Saúde a partir das mais recentes evidências médicas e ceintíficas para uma dieta saudável.
Na nova pirâmide alimentar agora na base ficou a pratica de atividades físicas na forma de exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa. Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças quando não está aliada a uma vida ativa.
As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as gorduras saudáveis mono ou poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes.
Os carboidratos continuam em destaque, mas é enfatizada a escolha de carboidratos integrais, em detrimento de suas versões refinadas.
Frutas e verduras são fontes diversificadas de fibras, sais minerias, vitaminas e outras fitosubstâncias com potencial de prevençao de várias doenças.
A inclusão de castanhas, nozes, amêndoas e amendoins na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.
As proteínas constituem parte importante de uma dieta, mas mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de proteínas saudáveis, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis ou menor quantidade de gorduras saturadas. Neste caso, os melhores são as carnes consideradas magras e peixes.
O consumo de leite e derivados deve ser moderados, principalmente pela gordura saturada que vem junto com estes alimentos, de preferência para leite magro e preparações como requeijões light,  cream cheese, queijo tipo cotage. (Essa dieta serve para adultos).
No topo da pirâmide ficam os vilões da dieta, que devem ser consumidos com cautela ou até mesmo evitados, são eles:
  • alimentos ricos em gorduras trans: alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada (as vz vem na embalagem escrito não contém gordura trans, porém essa gordura vegetal hidrogenada é a mesma gordura só que com outro nome). Evitar: margarinas, bolachas, pães, sorvetes, etc.
  • alimentos ricos em gorduras saturadas: carnes vermelhas são os grandes representantes desta classe, mas aqui também estão incluídos a manteiga, o leite integral e seus derivados, tais como queijos amarelos.
  • alimentos ricos em carboidratos refinados: açúcares, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas as suas fibras e vitaminas originais.
Por fim é importante saber que a pirâmide alimentar serve como um guia para orientar as escolhas do dia a dia, e que a melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença para a saúde.
A nova pirâmide alimentar e sua representação foram criadas pelo editorial médico do Banco de Saúde, utilizando fontes nacionais e internacionais de confiança. Para saber mais sobre cada um dos ítens da pirâmide entre em http://www.bancodesaude.com.br/

O consumo ideal da pirâmide alimentar ficou assim:
  • 5 a 8 porções dos carboidratos dando preferência aos integrais: entre eles estão os pães, bolos, biscoitos, torradas, macarrão, os tubérculos como batata,inhame e mandioca.
  • 3 a 5 porções de verduras, vegetais e frutas;
  • 1 a 2 porções de proteínas tais como: carnes magras, peixes, ovos;
  • 1 a 2 porções de leguminosas tais como: feijão, grão de bico, ervilhas e lentilhas;
  • escolhas apenas três castanhas, ou nozes, amêndoas e amendoins;
  • 3 porções do leite: pode ser por exemplo um copo de leite magro pela manhã com uma colher de sobremesa de requeijão em uma fatia de pão integral e a tarde um iogurte ou um copo de leite puro na ceia, vai do gosto da pessoa, apenas para completar as necessidades diárias de cálcio;
  • os açúcares devem ser evitados, caso haja necessidade fazer consumo como sobremesa após o almoço, pois terá o dia todo para gastar essa energia extra;
  • margarinas, manteigas, gorduras vegetal hidrogenadas tais como biscoitos recheados, sorvetes, salgadinhos, etc devem ser evitados.
Patricia S. Gomes CRN 27287

Ao contrário do que se acha não existe uma pirâmide alimentar apenas, e sim pirâmides adaptadas para gestantes, idosos, crianças, diabéticos, americana, vegetariana e a brasileira, mostrada acima.
Se quiser mais informações sobre cada uma delas entre em http://www.nutritotal.com.br/

23 comentários:

  1. Pati...
    Muito boa estas informações sobre a pirâmide alimentar.
    Olhando para ela parece um bicho de várias cabeças...Mas na verdade não é!
    Adoro seus posts...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post e dicas!
    Difícil pra mim é evitar o açúcar... Ainda bem que a pequena não acostumou (ao menos ainda) a comer doce.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post, Pati! Adorei!!!
    Não é nada fácil seguir essa pirâmide aí... eu quem o diga :-(

    É ruim mudar os hábitos, mas já me sinto bem melhor nesses 4 dias! Além de emagrecer, melhora e muito a saude e bem estar!

    Beijocas, linda! Valeu pelas informações :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Paty, eu já tinha vindo aqui ler, porque esse assunto muito me interessa, só não tinha dado tempo de comentar. Pra mim, que tenho 3 filhote, esse tipo de informação é muito importante.
    Obrigada pelas dicas.
    Bjo grande
    Samis

    ResponderExcluir
  5. No meu caso eu não como muita frutinha, nada de leite e amo carboidrato, tenho fases das proteínas, ás vezes quero mais ás vezes menos... enfim, vamos tentando levar de uma forma balanceada né, eu, após esta fase de festas deveria passar a alface e água esta semana hahahaha mas como isso não será possível vou cortar o árcoooooooooooooooooooooool rs rs rs e o açúcar....rs
    bjs amiga

    ResponderExcluir
  6. Essas piramides são a cara da minha adolescencia..eu estudando biologia,hehe..;-)
    sabe que eu tinha mt vontade de fazer facul de nutrição?? ai acabei que fiz serviço social( td a ver??kkkkkkkkkkk),mas ainda sou apaixonada pelo assunto! ;-)
    bjao,otima semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, ótimas dicas, mas vou falar a verdade, tento não ficar muito doida com essas informações senão a gente não vive...rsss....hj tô feliz comigo , mas amanhã, mais velha não sei....rsss...Já com a alimentação do Rafinha sou super rigoroso, tudo que eu não como eu dou pra ele e vice versa...kkkk....mas sei que eu tenho que dar o exemplo né? um dia....beijinhos pra vc e pra gatinha.

    ResponderExcluir
  8. Ai Paty q tudo.
    Acho sempre importante q sejamos relembrados de como funciona uma dieta equilibrada.
    Eu dou uma escorregada aí nas massas, amiga. Dureza...

    Beijão.
    Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pat,
    ótimas dicas. Ai, ai, eu como muito errado. Minhas porções de carboidratos são megas.
    Com as suas dicas vou melhorar.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Pati! Que coisa boa ver esse post! Entrei na dieta hoje! Comer coisas saudáveis nem é o problema para mim, o problema é não comer besteira entre as coisas saudáveis, rs. E malhar, que eu sempre amei, agora anda me dando uma preguiiiiiiiiiiiça...
    Mas é sempre bom ler posts assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. quero tanto seguir uma pirâmide assim, principalmente esse novo degrau, atividade física.... mas é difícil, porem estou tentando.... bjsss

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Estou precisando aprender a me alimentar direitinho.
    Com o tempo, tive que aprender a me preocupar com isso. Eu tenho um imã de geladeira com esta pirâmide, tenho que olhar mais para ele, é bem útil.
    Bjocasss
    Dani
    criancabemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa Patão, ótimas dicas!
    Vou procurar observar mais esses pontos no meu dia a dia e preciso pra ontem começar a me exercitar, to sedentária até, rs
    Bjooooo

    ResponderExcluir
  14. Oi Florzinha!!!

    Não briga comigo não, minha vidinha estava de cabeça para baixo, agora que estou colocando no lugar...prometo que daqui para frnete minhas visitas serão mais frequentes...
    Adorei o post da troca do bercinho por uma caminha...ainda não tive coragem...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Oi Pati querida
    A Piramide é linda, só tenho que entrar na risca aqui! hehehe

    Bjão e uma ótima semana!
    Ana
    (tinha escrito um monti di coisa, mas deu problema, aff)

    ResponderExcluir
  16. Exercício em tenho feito, mas a minha alimentação ainda está um pouco bagunçada.
    (risos)
    Uma boa essas pirâmides.

    Xeros

    ResponderExcluir
  17. Oi, Patty,
    Adorei o post!
    A minha pirâmide ainda não é assim, mas eu chego lá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Paty

    que super útil, eu estava precisando mesmo ler algo assim.. vou divulgar no meu twitter!!!

    Beijinhos green

    ResponderExcluir
  19. Oi Patty !!
    Esta pirâmide é muito importante , mas eu acabo fazendo uma " zona " danada com as minhas pirâmides .....Minha alimentação é completamente doida ...
    Bjssssssss e obrigada pelo post..

    ResponderExcluir
  20. Oi Pati,
    tem selinho para você lá no blog. Quando puder dê uma passadinha lá para pegar.
    beijos
    Chris
    htttp://inventandocomamame.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Pati, obrigada pela visitinha, adorei seu blog, já estou seguindo...
    Beijinhos
    Ci

    ResponderExcluir
  22. Oieee olha eu aqui de novo!! Perfeito este post. Mnha nutricionista sempre diz que a piramide existe e é para ser consumida por inteiro.
    E que essas dietas que tiram uma parte delas ( como os carboidratos) é ilusão... temos que nos alimentar de tudo um pouco...
    E atividade física sempre está presente! Segundo ela o organismo vai se acostumando com a quantidade e chega um tempo em que você nao perde mais peso. Só com a perda extra de calorias ( que se consegue na atividade física) que você vai continuar perdendo peso com saúde!
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!