Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

Início da alimentação

Após o sexto mês do bebê já começa a introdução dos primeiros alimentos.
Normalmente começamos a oferecer os sucos uma semana aproximadamente, logo depois já entra as frutinhas em papinhas e amassadinhas, na terceira semana já pode iniciar com a sopinha no almoço, suco a tarde e a fruta raspadinha, amassadinha de noite. Perto do 8° mês já entra ai a sopa no jantar e a papinha no almoço.
Cada criança aceita de um jeito toda essa novidade na alimentação.
Cabe a mãe observar o que a criança mais gosta. Lembrando sempre que para ter certeza que a criança não gosta de determinado alimento é necessário oferecer mais de 10 vezes.
Se a criança não aceitar ou fazer cara feia, pule dois dias e ofereça novamente.
O alimento é coisa nova pra criança então cabe a mãe continuar tentando.
Parece impossível mas da super certo, falo como mãe e nutricionista.
Segue aqui algumas sugestões com as frutinhas.
Faça sucos diversos use e abuse das frutas, segue orientação sobre as frutas:
  • cuidado com o suco de laranja toda hora, pode ocasionar afta nos bebês; ofereça 3 vz por semana;
  • o suco de mamão é ótimo para o bebê mas observe se não está com o intestino solto, ai não pode ser esse,
  • ofereça suco de pêra e maçã sem casca caso observe que a criança está com o intestino solto, ajuda um pouco, pois a criança perde muito nutrientes quando tem diarréias;
  • não ofereça suco de morango, pois são muito ácidos;
  • eles costumam gostar muito de suco de manga, melancia, tangerina, se possível não colocar açúcar o da fruta é o suficiente;
  • já na forma de papinha da pra amassar a banana, raspar o mamão, ralar a pêra e a maçã juntas por exemplo, fica uma papinha ótima e super nutritiva, também da pra raspar a manga na própria casca, amasse banana com outras frutas por exemplo com figo, também pode colocar no pratinho banana, mamão e pêra tudo amassadinho;
  • use o ralador pra ralar a pêra e a maçã por exemplo fica uma papinha ótima, evitando assim o uso de papinhas prontas. Use-as apenas quando estiver fora de casa.
  • lembre-se vale a pena a introdução gradativa da alimentação para o bebê;
  • nos arquivos de julho tem 2 post sopinhas e papinhas para os bebês. Fala de orientação e as receitas das papinhas estão no Assunto mãe e nutrição "Receitinhas".
Lembre-se esse texto tem como objetivo orientar as mães na introdução da alimentação do bebê, porém cabe a mãe e o pediatra da criança saber o que melhor se adapta ao bebê, pois crianças portadoras de algumas doenças como celíaca, diabetes, entre outras têm a alimentação diferenciada.
Nutricionista: Patricia S. Gomes CRN 27287