Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

Mel e suas propriedades

Saiba mais sobre as propriedades do mel:
Cera
Para produzir meio quilo de cera as abelhas precisam consumir entre três e cinco quilos de mel. A cera é usada em tratamentos cosméticos e na indústria para a produção de produtos de polimento e impermeabilização.
Própolis
É um produto formado de substâncias resinosas colhidas pelas abelhas em cascas de árvores, brotos ou outras partes do tecido vegetal. As abelhas transportam estas resinas até a colméia onde adicionam saliva e cera. Esas aplicam esta mistura ao redor da colméia par impedir a entrada de insetos invasores. A própolis é usada como coadjuvante para acelerar a cura de doenças típicas do trato gastro intestinal, mais conhecido como TGI e do respiratório. O uso tópico promove rápida cicatrização de tecidos.
Geléia Real
Um dos alimentos mais ricos da natureza. É produzida pelas abelhas para nutrir as larvas novas e sustentar a rainha. Contêm hormônios e enormes quantidades de vitaminas, aminoácidos e sais minerais, substãncias que agem no processo de regeneração celular. É considerada uma fonte de juventude.
Pólen
É coletado pelas abelhas ao visitar as flores. Alguns grãos são trazidos para o interior das colméias e depositados nos alvéolos dos favos. Possui 22 aminoácidos essênciais, além de grande quantidade de proteínas e minerais. É usado como suplemento alimentar.
Apitoxina
Conhecida como "veneno de abelhas", a apitoxina é uma substância contida numa bolsa atrás do ferrão das abelhas que tem alto valor comercial no segmento de manipulação de medicamentos. É uma substância química complexa, formada por água, aminoácidos, açúcares, histamina e outros componentes.
Floradas mais comuns
Laranjeira, Eucalipto e Flores Silvestres são os tipos mais comuns de mel encontrados no mercado. As flores em que as abelhas predominantemente coletam o néctar é que determinam as características e propriedades de cada mel.
Eucalipto
O mel colhido da florada do eucalipto contém as propriedades expectorantes desta planta, É especialmente benéfico durante o tratamento de gripes e resfriados. Acalma a tosse e auxilia na recuperação por conter vitaminas e sais minerais de rápida absorção.
Laranjeira
É considerado o mais nobre dos méis. Agrada pela aparência translúcida, sabor suave e aroma agradável. Traz as propriedades calmantes da flor de laranjeira, combate o estresse e a insônia. É depurativo do sangue, regulador intestinal e revitalizante da pele.
Silvestre
Várias flores contribuem para a sua composição, portanto sua cor varia do vermelho escuro ao amarelo claro. É um alimento de fácil digestão, pode ser consumido por pessoas de todas as idades e contribui para os processos biológicos do organismo.

Entre em: http://www.propolis.com.br/  Texto de autor:Dr Nilda Menegusso da revista circular Guia City

 
Sobre o Botulismo:
Crianças menores de um ano não devem consumir o mel, pois não possuem uma flora bacteriana intestinal protetora contra bactérias patogênicas, como por exemplo o Clostridium botulium, mais conhecido como Botulismo. O mel pode conter está bactéria. 5% do botulismo infantil é ocasionado pelo consumo de mel.
O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina, produzida pela ingestão de alimentos contaminados. Nas amostras de alimento é comum encontrar formas esporuladas do Clostridium botulinum, em especial o mel. Por isso é recomendado não oferecer mel a crianças menores de um ano, a partir dessa idade já possuem flora intestinal desenvolvida ai não há mais problema.

Fonte: ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária)