segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Dente de leite
As cáries podem atacar os dentes de leite e causar dor; a melhor forma de preveni-las é aliar higiene bucal a bons hábitos alimentares.
A criança mesmo com pouca idade pode apresentar cáries nos dentes.
Popularmente conhecida como cárie de mamadeira, a cárie precoce de infância pode atacar os primeiros dentinhos e tem uma evolução muito rápida, o que pode causar dor e até a perda precoce do dente. A cárie é uma doença infecciosa causada por bactérias, que metabolizam restos de alimentos e eliminam ácidos capazes de desmineralizar os dentes, segundo Lúcia Coutinho, odontopediatra especializada em odontologia para bebês.
Inicialmente, a cárie aparece como pequenas manchas brancas e depois evolui para cavidades. Nas crianças, os dentes mais acometidos por cáries são os incisivos centrais e laterais, que são os quatro dentinhos do meio da arcada superior, completa a especialista.
Prevenção: Como nos adultos, a prevençao é feita por meio da higiene bucal e de bons hábitos alimentares. O leitinho noturno infelizmente é o vilão, pois se tiver açúcar e achocolatado ( o que já não é recomendado, pois o chocolate ativa a criança) não tem jeito tem que escovar o dente após ingestão do mesmo. De acordo com Lúcia, a mais importante é aquela antes de dormir, porque a saliva deixa de ser produzida durante o sono e a saliva tem um efeito protetor sobre os dentes, pois normaliza e equilibra o pH da boca. A higiene bucal é um hábito que começa bem cedo. Por volta dos seis meses de idade, o primeiro dentinho começa a nascer. A limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada, três vezes ao dia. A mãe deve massagear o dente, a gengiva e a bochecha com o dedo indicador par retirar os resíduos de leite e alimentos, ensina a especialista. Aos poucos, a escovação deve ser introduzida, sempre com o uso de uma escova com cerdas macias.
Alimentação: É importante ter cuidados como por exemplo se a criança faz uso de sucos de caixinha toda hora, o pH da placa bacteriana mantém-se ácido por mais tempo. Isso favorece a desmineralização dos dentes e , consequentemente, o desenvolvimento das cáries. Isso significa que a criança pode comer de tudo, mas na hora certa. Doces, bolachas e chocolates não estão proibidos, mas devem ser consumidos como sobremesa, e não ao longo do dia. Os sucos também devem ser consumidos apenas nas refeições.
Ao contrário do que se pensa, as balas e doces não são os únicos vilões. As bactérias que causam a cárie metabolizam principalmente restos de alimentos ricos em carboidratos, que incluem doces, pães, salgadinhos e bolachas.
Cuidar da alimentação dos filhos, não deixar que eles belisquem a toda hora e ter o hábito de escovar os dentinhos após as refeições são ótimas atitudes para garantir aquele sorriso bonito e saudável.
Fonte: Revista Alô Bebê, julho/agosto/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, estou retribuindo a visita. Vou colocar um link da sua postagem de saúde bucal no meu blog pois o tema é de interesse dos pais.
ResponderExcluirMuito legal seu blog.
Um abraço: www.manualdefilhos.blogspot.com
bela dica, escovo os dentinhos do Rafa desde os 8 meses....vc sabe quando é necessário criança usar fio dental? bjs
ResponderExcluiroieeee!!! ei,mt bem lembrado isso!! vc acredita que tenho conhecidas q n limpavam a boquinha do bb apos a mamadeira???
ResponderExcluirdepois que eu falei,q ela soube..:-O
Muito util seu post!! ;-)
bjs,otima semaninhaaa!!
Ai amiga.... não consigo escovar os dentinhos do Saulo pos mamadeira noturna... ele escova os dentes e vai pra cama... mas passado 30 min pede mamadeira (só leite, sem açúcar e chocolate) novamente e ai... dorme com ela na boca! Será q se passar gaze úmida já resolve??? bjsss
ResponderExcluirAi, meu Deus...
ResponderExcluirJuro que eu tento, mas escovar os dentes da minha pinguinho é uma novela...
Ela morde a escova, coloca a lingua, cobre os dentes superiores com a gengiva...Continuo tentando, mas é uma coisa...
O leite noturno, não tem açucar, nem achocolatado, mas é ninho e sei que na própria fórmula tem açucar...E acho ela tão pequena para tirar a "tetê"antes de nanar...
O que fazer???
Bjs
Ju
Oi Pat,
ResponderExcluiradoro as informações que você passa aqui. Sõa muito boas e importantes.
Adorei o batizado dos Cupcakes.
Quem bom que o blog te ajuda, eu fico feliz. Sabe, sempre ouvia as minhas amigas dizendo: tá chovendo, o que eu vou fazer com crinaça em casa? O que vou fazer com as crianças de férias?, etc... Muitas me ligavam para pedir sugestão. Então, colocando no blog posso dar sugestão para mais gente que quiser.
Fico feliz em contribuir.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Oi moça!!! nossa, to num super dilema pra escovar os dentes da Rebeca... Vou mais é marcar o odonto por que não sei mais como fazer pra ela me deixar escovar os dentinhos recem nascidos... adorei o artigo ^^
ResponderExcluirNossa que blog mais informativo este, parabéns.
ResponderExcluirEu eu aqui justamente as voltas com o primeiro dentinho do meu menino, até cogitei levá-lo ao dentista para saber como iria tratar adequadamente pois onde moro usamos pastilhas de fluór diariamente.
Parabéns pelo blog e pela iniciativa.
Quando tiver um tempinho passa lá no nosso cantinho, ficarei feliz.
Beijocas e uma ótima semana,
Aninha.
www.oviajantedefraldinhas.blogspot.com
A dentista do meu filho sugeriu passar o fio logo que nascerem todos os dentes.Criança dá trabalho no início mas depois que criam o hábito param de reclamar. O meu fazia birra quando mais novo e agora com 5 anos não reclama mais. Eu uso escova de dente elétrica pois limpa menor. A dentista disse que não tem problema.
ResponderExcluirOi Pati!!!
ResponderExcluirMto bem lembrado esse post!
Nem me fale naquela escovação depois do leitinho da noite... o Lucas sempre tem preguiça, já tivemos muitas brigas por causa desse assunto, mas só de pensar o tempão que o resto do leite vai ficar por ali... uiiii! nem pensar! A gente explica para ele e pronto: vamos todos escovar os dentes :)
Super beijo
E uma ótima semana pra vc!
Ju
Ah menina.. mas é uma novela escovar os dentes da pequena.. tem dias que ela colabora.. mas tem dias que é uma luta.. mas não deixo passar não.. fora as visitinhas à dentista.. que também já fazem parte do calendário dela.. :)
ResponderExcluirBjinhos e obrigada pela força! :)
Oi Paty, ótimo post!
ResponderExcluirBjks
Má
ótima dica. tava precisando mesmo saber mais dicas sobre a escovação. e o bendito leitinho noturno que nem sempre tem jeito viu ?? dureza!! mas eu ainda saio dele! vc vai ver!! beijão
ResponderExcluirPaaatyyyy, rs ri a bessa com seu comment, amiga. Vc é tudo mesmo!
ResponderExcluirEu sou assim tb, se conheço ok, se não já falo tb!
Amiga, eu já passei um bocado com os dentes dos meus filhos. O dentista deles, disse q eeles tem uma flora bucal , propensa a caries.
Fora q minha mãe lotva-os de chazinho super doce... abafa o caso.
Beijão
MI
Menina como sempre seus posts sao ótimos. desde bebezinho Matheus foi acostumado com escova de dentes. E hoje ele adora escová-los. Até pede quando por um descuido esquecemos.
ResponderExcluir:) |
Eu escovo os dentinhos das minhas meninas desde que eles apareceram, e elas adoram. Pra criança tudo é farra né?
ResponderExcluirkkkkk
beijus
Essa do suco de caixinha não sabia.
ResponderExcluirObrigada pelas informações!
Beijos!
Oi lindona!
ResponderExcluirMuito bom o post. Como sempre!
Agora meus anjos esvoam os dentes sozinhos e é bem mais facil. Aqui estamos na fase dos aparelhos!
Bjks querida
http://blogdaclauo.blogspot.com/
Oi Pat,
ResponderExcluiradoro esses passeios culturais e a companhia da minha mãe e filha.
Também estava com restrição de ir ver o filme por ser um reedição da mesma história. Mas para a Ana Luiza essa é a primeira história e acabou sendo bom.
Mais uma vez muito obrigada pelos comentários. Adoro essa troca. Ver as amigas blogueiras pessoalmente é uma delícia.
beijos
Ai, me chicoteia. Como a Chuvisca não toma suco de jeito nenhum, é só peito, peito e peito, tenho colocado um pouquinho de açucar pra ver se agrada. Nem assim, bem feito pra mim. E devo escovar só meio dente? Hehehe. Beijão querida.
ResponderExcluir