Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

Vitaminas e Minerais

Vitaminas são substâncias que o corpo necessita para crescer, desenvolver e mante-se funcionando normalmente. Existem 13 vitaminas que o organismo necessita. São as vitaminas A, C, D, E, K e as do complexo B que são a tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, B6, B12 e o folato.
Cada vitamina tem uma função específica no metabolismo. Se o corpo tem carência de uma certa vitamina, pode-se desenvolver uma doença. Por exemplo, se uma pessoa não conseque o mínimo de vitamina D, ela pode desenvolver raquitismo, raro nos dias de hoje mas existe.
A melhor maneira de conseguir vitaminas é por meio de uma alimentação balanceada com uma boa variedade de alimentos. Polivitaminicos podem ser utilizados como complemento ou para deficiências específicas. No entanto, altas doses de algumas vitaminas podem ter o efeito contrário, interferendo no metabolismo e causando doenças.
As vitaminas são classificadas em :
  • Vitaminas hidrossolúveis: São rapidamente absorvidas pelo corpo, que não armazena grandes quantidades, pois são excretadas pelos rins, são elas: tiamina ou vit. B1, riboflavina ou vit. B2, piridoxona ou vit. B6, cobalamina ou vit. B12, biotina, ácido pantotênico, niacina, ácido fólico e o acido ascórbico que é conhecido como vit. C.
  • Vitaminas lipossolúveis: São absorvidas pelo corpo com ajuda da bile e são armazenadas em maiores quantidades, são elas: vit. A, vit. D, vit. E, vit. K
Segue abaixo um breve comentário sobre algumas dessas vitaminas:

  • Vitamina A: desempenha um importante papel na visão, no crescimento dos ossos, na reprodução, na divisão e diferenciação celular. A deficiência da vitamina A está relacionada diretamente a cegueira noturna, diminui a capacidade do organismo reagir contra infecções, aumentando as chances de desenvolver doenças como pneumonia, em crianças doenças respiratórias, diarreia, atraso no crescimento.
As principais fontes de vit. A ou beta-caroteno: fígado, cenoura, espinafre, mamão, manga, aveia, leite..

  • Vitamina B6: conhecida também como piridoxina, desempenha importantes papéis no metabolismo das hemácias, dos neurônios e das células de defesa. A deficiência dela se manifesta tardiamente. Os sinais são inflamações de pele e língua, depressão, confusão e convulsões, também pode causar anemia.
As principais fontes de vit. B6 são: batata com pele, banana, peito de frango, semente de girassol torrada, espinafre, abacate, salmão, atum, farelo de trigo, amendoim........

  • Vitamina B12: ajuda na manutenção das células nervosas e hemácias, principalmente devido ao seu papel na síntese de DNA, o material genético. Sua deficiência leva à anemia megaloblástica, fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e perda de peso. Também pode levar a alterações neurológicas como depressão, confusão e prejuízos de memória.
As principais fontes de vit. B12 são: moluscos (polvo, lula ou ostras), fígado, salmão, bife.........

  • Vitamina C: participadora da síntese de colágeno, anti-oxidante que impede os danos causados por radicais livres. A deficiência dessa vitamina leva a uma condição denominada escorbuto, caracterizada por fraqueza, anemia, inflamação das gengivas e sangramentos de pele. Também a falta dessa vitamina como todos sabem causa por diversas vezes gripes e resfriados necessitando aí então o suplemento da mesmo, como polivitamínicos por exemplo.
As principais fontes de vit. C são: acerola, pêssego, mamão, laranja, limão, kiwi, agrião........

  • Vitamina D: é uma vitamina lipossolúvel presente em diversos tipos de alimentos. Ela também é produzida pelo organismo quando os raios ultravioleta provenientes do sol atingem a pele, convertendo o 7-dehidrocolesterol na pré-vitamina D3. Ela é essencial para promover a absorção de cálcio pelo tubo digestivo e manter o equilíbrio de cálcio e fosfato no sangue e nos ossos. Sua deficiência leva ao raquitismo em crianças, caracterizado pela incorreta mineralização dos ossos, resultando em um esqueleto fraco e com deformidades. Já em adultos leva a osteomalacia, resultando em ossos e músculos fracos. Este quadro pode evoluir para osteoporose.
As principais fontes de vit. D são: óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, sardinha, gema de ovo, ....

  • Vitamina E: possui função de anti-oxidante, ajudando as células do corpo a se protegeram pelos danos causados pelos radicais livres. Radicais livres são substâncias nocivas que levam a degradação de proteínas e do DNA, causando doenças e envelhecimento. Sua deficiência é caracterizada por problemas neurológicos devido a degeneração nos neurônios.
As principais fontes de vit. E são: amêndoas, semente de girassol, óleo de linhaça, amendoim, óleo de milho, brócolis, óleo de soja, kiwi, manga, espinafre.... Os óleos porção utilizada na preparação de determinados alimentos já é o suficiente.

Folato ou ácido fólico: o folato é uma das vitaminas do complexo B. Sua função está relacionada a síntese de DNA, por isto atua na produção e manutenção das células. Esta função é especialmente importante em período onde ocorre rápida divisão celular, tais como na infância e na gestação.
  • Os sintomas e complicações de deficiência de folato são: em mulheres gestantes leva a um risco elevado de mal formações no bebê, retardo de crescimento e parto prematuro;
  • em crianças, leva retardo de crescimento;
  • de maneira geral, a falta de folato leva a um tipo de anemia, além de outros sintomas tais como diarreia, perda de apetite, perda de peso, fraqueza e esquecimento.
As principais fontes do ácido fólico são: fígado, espinafre, aspargos,feijão verde, brócolis, abacate, amendoim, alface, gérmen de trigo, tomate, laranja, mamão, banana........

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/