Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ácaro = dermatite atópica


Segunda feira dessa semana, levei minha linda no pediatra o diagnótico foram dois. Uma tosse muito chatinha com catarro, uma possível renite alérgica e o medicamento indicado foi a Acetilcisteína. Segundo a médica o ar seco de Sampa anda causando isso nas crianças. Ela auscutou o pulmão e o mesmo encontra-se limpo. Menos male! Porém o outro diagnóstico de uma possível Dermatite Atópica me deixou chateada e um dos causadores pode ser esse ÁCARO feio ai do lado. Segue abaixo texto explicando um pouco do Ácaro e da Dermatite Atópica.
Ácaros são diminutos habitantes da poeira que vem das ruas pra dentro de casa. Eles estão por toda parte. É possível conviver com eles, no entanto pessoas alérgicas têm uma maior sensibilidade. Podendo ai desenvolver uma renite alérgica ou alguma doença de pele como prurida (coceira) e essa Dermatite Atópica. Para saber mais http://www.blogdalergia.blogspot.com/
Apesar da minha casa ter piso frio e não tenho tapetes (somente na sala), esses malditinhos adoram, colchões, camas, cortinas, lugares escuros entre outros.
Segue ai alguns cuidados para diminuir a quantidade de ácaro já existente:
  • passar pano todos os dias na casa e isso a gente já faz sempre;
  • sempre abrir janelas para que o sol possa entrar, sempre que possível;
  • lavar com frequência: edredons, cortinas, protetores de colchão;
  • colocar o travesseiro para tomar sol todos os dias pela manhã e depois guarda-lo dentro do guarda-roupa, para que o pó não assente sobre ele;
  • e sempre coloque uma colcha por cima da cama, e retire-a bem de vagar a noite na hora de dormir, bata ela todos os dias do lado de fora da casa e cubra a cama novamente;
  • colocar os bichos de pelúcia (caso os tenha) com frequência para tomar sol;
Esses cuidados são básicos e claro que a gente já pratica, mas as vezes passa batido um ou outro e vale a pena ressaltar, fiquei mais criteriosa após diagnóstico.

Dermatite Atópica: é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou renite alégica e 15% tem sento de uticária.
Principais desencadeantes:
  • Fatores ambientais: ÁCAROS, fungos, animais e pólens;
  • Irritantes cutãneos: lã, sabão, detergentes, amaciantes de tecido;
  • infecções: vírus e bactérias;
  • Fatores emocionais.
É comum o indivíduo sentir uma intensa coceira. As lesões mais frequentes são: eritema(vermelhidão); edema (inchaço); exsudação (secreção na pele); crostas e descamação; pele ressecada e manchas brancas (petiríase alba). São mais frequentes lesões flexurais como punhos,  parte anterior dos braços e posterior das pernas. As palavras grifadas indicam o que apareceu na M.C. minha princesinha.
O diagnostico foi por critério absoluto: Prurido que é a manifestação (coceira) constante na dermatite atópica, em todas as suas fases.
Como tratar: a hidratação cutânea é ponto fundamental no tratamento. Podem ser utilizados os antiinflamatórios tópicos ( creme ou pomada de corticosteróide), anti-histámínicos por via oral (que é o que ela está tomando), para controlar a coceira e diminuir as erupções na pele.
Segundo a médica esse tipo de doença não tem cura mas existe um regressão da mancha, podendo com o passar dos anos ir sumindo.
Um texto de: Dr Márcia Donadussi do site: http://www.abcdasaude.com.br/

19 comentários:

  1. Ótimas dicas!! Super úteis mesmo!
    Bjos,
    Camila
    http://mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. puts!!!!
    essas crinaças alérgicas.
    sofremos pacas aqui em casa tbm!
    melhoras aí!!!!!
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  3. Esses bichinhos são terríveis, não é mesmo? Por mais cuidado que se tenha...esse mês minha filhinha foi diagnosticada com mononucleose,que eu nem sabia do que se tratava...é conhecida como a "doença do beijo". Como não temos hábito de dar selinhos nela, como algumas famílias fazem, concluímos que ela pegou devido ao compartilhamento de batom na escolinha, já que o vírus vem pela saliva. Foi bem demorado o tratamento. Se souber de alguma informação sobre
    essa doença, sugiro um post alertando às mamães.
    Beijocas e bom fds!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não tomo todos esses cuidados não. Foi bom saber, obrigada!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. a SUA INFORMAÇÃO ME AJUDOU MUITO POIS MEU MARIDO ESTÁ ASSIM, O DERMATOLOGISTA FEZ UMA FORMULA DE HIDRASTANTE NA FARMACIA, UM SUPER HIDRATANTE, DEVIDO QUE A PELE FICA SECA, NÃO USAR BUCHAS DE BANHO DE ESPÉCIE ALGUMA E SABONETE DE GLICERINA DA GRANADO, PRECISAMOS OBTER RESULTADOS AINDA, POIS ACHAMOS QUE É ALERGIA AO CLORO DA PISCINA.....BJKS.....QUANTO AS BEIJOCAS, NINGUÉM CHEGA MAIS PERTO DOS MEUS NETOS, DUAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES AQUI.....GIL

    ResponderExcluir
  6. Beeemmm lembradiiisssimo..amanha todos os travesseiros e a bicharada de pelucia vao tomar um gostoso banho de sol,hehehe!!!
    bjao,otimo fim de semana! adorei a dica!ah,quero uma dica sua para um post no seu blog,vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  7. Nunca coloquei o travesseiro para tomar sol... Vou ficar mais atenta. Eu e o maridão somos alergicos e a Mi tem alergia a mordida de inseto... Herança ruim...
    Linda, Deus pode tudo, e os pequenos tem recuperação impressionante.
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Alergia é um transtorno.
    E dá um trabalho infeliz diariamente.
    Melhoras rápidas para a pequena!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tô passando para deixar nosso novo endereço de blog, que mudou para:
    www.blogdemaeefilha.blogspot.com

    Não deixe de acompanhar nosso cantinho, que mudou de endereço, mas continua o mesmo!

    Beijos,

    Mamãe Priscila e Bia Cerejinha
    www.blogdemaeefilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OLÁ! Este é meu primeiro comentário aqui! AMEI O SEU BLOG!! Era tudo o que eu estava precisando, pois daqui pouco menos de 1 mes vou iniciar a alimentação além da amamentacão para o meu pequeno e tenho MUIIIITAS dúvidas! Já estou há uma hora lendo o seu blog!! Sensacional! Que bacaa vc ter esta paciencia e didática de nos ensinar tanta coisa Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai como sofro com minha rinite!
    Tb não tenho nada cmo tapetes, cortinas ou forros!
    Aqui é piso, persiana e msm assim é duro!

    Amei suas dicas.
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Tem selinho pra vc lá no verdadesdemae.blogspot.com.
    bjks

    ResponderExcluir
  13. Esses ácaros são mesmo umas pragas!

    Boa semana e que tudo se ajuste!

    xeros

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty, dicas mega-importantes... não que eu cumpra todas à risca, confesso... mas faço quase tudo certinho.
    Meus meninos são sofrem com essa alergia, mas como está muito seco em Sampa, é melhor se cuidar mesmo. Tadinha da pequena, cuida bem que logo ela fica melhor.

    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Oi!! estou retribuindo a visita!! :) adorei seu blog.. e serei sim, sua seguidora.. :) muito bom esse post!! :)
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá flor, amei te conhecer e conhecer seu blog, muito lindo. Sua filhota tb é muito gatinha, parabéns. Já estou te seguindo viu, seja bem vinda!

    bjs,

    ResponderExcluir
  17. Oi querida!

    Sou mãe de um alérgico e cheio das "ites",desde a mais tenra idade, morro de pena todos os dias , pois ele já amanhece espirrando e por mais cuidados que a gente tenha, sempre sobra uma praguinha para deixa-lo mal, e o tempo por aqui, assim como o daí, também não anda colaborando.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Bom dia amiga, tudo bem? Essas dicas são ótimas, embora muita gente já saiba é sempre bom estar relembrando. Sol é tudo na vida da gente. O Fe tem uma alergiazinha leve mas tenho sempre que tomar cuidados especiais com ele. Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Muito bacanas as suas dicas Patrícia. Bento também tem rinite e é essencial manter a casa limpa para cuidar melhor da saúde dos pequenos.
    beijo!

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!