Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Nutrientes essenciais/Potes

Encontrados nos mais variados alimentos, as vitaminas e os sais minerais são nutrientes essenciais e ótimos aliados na manutenção e no bom funcionamento do organismo. Quando crianças, escutamos "come isso pra crescer e ficar forte". Embora seja uma expressão que atravessa gerações, no fundo são extremamente verdadeiras e fazem o maior sentido, pois na fase de crescimento o organismo demanda grandes quantidades e variedades de elementos vitais para o  desenvolvimento físico e mental infantil. Segundo especialistas, para prevenir a carência vitamínica no organismo, o melhor caminho é a prática de uma alimentação equilibrada e saudável, rica em frutas, hortaliças e cereais integrais. Primeio passo é tentar seguir as recomendações diária de alimentação, como colocar grãos, frutas e sucos no café da manhã, além do pão e leite nosso de cada dia. No almoço ter sempre um carboidrato: arroz, uma leguminosa:feijão, proteína: carnes, ovos e peixes, reguladores: folhas verdes cruas ou cozidas, hortaliças: tomates, cenouras e sirva se possível um suco natural cítrico, pois o mesmo ajuda na absorção do ferro  da carne e principalmente do feijão. A tarde um lanche vai bem com torradas, requeijão, sucos, yogurtes etc e no jantar uma sopa cai muito bem, pois são leves pra não atrapalhar o sono, elas costumam ter todos nutrientes que precisamos não necessariamente precisa ter carne, pois a necessidade diária de proteína de um dia já foi realizada no almoço que é o suficiente segundo OMS.  Lembre-se, as necessidades vitamínicas variam de acordo com o sexo, idade, peso, altura, gravidez, lactação e estilo de vida. Assim, a orientação médica e nutricional individual é de suma importância para uma alimentação adequada.
Nutricionista: Patricia S. Gomes   CRN:27287

Esses potes são as coisas mais simples e mais legais que encontrei pra por aqui em casa. Sei que não é nenhuma novidade pra algumas mas pra min é, pois encontrei nas Lojas Americanas esses dias e já to usando a todo vapor. O de flor rosa estou colocando alho descascados e pronto pro consumo, o de margarida coloquei cebola que já utilizei metade, por exemplo. O tomate não precisa ser só tomate, claro. Tem o brigadeiro que estou guardando doces e assim vai. Tem vários tipos e formatos, esse aí de mamão tem também na forma de banana, uva, maçã, pêra, etc. Da pra guardar o que quiser e saber o que tem dentro do pote. Um beijo pra todas e até o próximo post.

14 comentários:

  1. ai amiga, tenho procurado sim ter uma alimentação saudavel...graças a Deus minhas crianças tb comem de tudo... meu filhote ama arroz integral, verduras e legumes aki em casa todos comem...
    Q legal aprender mais!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia,
    adorei as dicas de nutrição e as dicas dos potes.
    Que organização hein? O de flor combina mesmo com alho descascado. Vou adquirir uns potes desses lá para casa e organizar melhor a minha geladeira.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que fazer com minha filha, ela não faz direito as coisas, dá doce e eu ensinei ela a comer tudo do melhor, preciso reeducaar minha filha...rs.....obrigada pela visita....bjks....Gil

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia! Adoro suas dicas, e os potes são mesmo lindos!
    Ah, tem selinho pra vc lá no blog tá? Quando der passa lá!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu tbem tenho esses potes!! E adoro!! As crianças tbem, dão um toque "lúdico" á cozinha, né?!
    Bjos,
    Camila
    http://www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia hehehe

    obrigada pela visita... eu já sigo seu blog tem um tempo... adoooorooo hehehee

    seja bem vinda

    beijocasss

    http://cmeufilhominhavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gente, tenho curtido muito mesmo tudo isso de saber mais sobre aliemntação! E engraçado quando a gente descobre algo novo na nossa vida que é tão simples quanto se alimentar bem né?
    Tentei ter desses potes, mas na epoca não tinha organização nenhuma. Agora que as coisas mudaram, vamos ver, quem sabe..

    ResponderExcluir
  8. Oieee!!! adoro essas dicas!! ;-)
    e esses potinhos sao mt fofos mesmo..o de brigadeiro da vontade de morder,hehehe!!!ou pior..de encher de doces..hehehe...
    beijao,otima semana!! ;-)

    ResponderExcluir
  9. Sofia leva esses potes na merendeira. Às vezes com frutas, às vezes com biscoitos. São mesmo muito práticos.

    Quando ela leva morango no pote morango, é a maior festa!

    Bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, seus posts arrasam sempre!!!
    beijão
    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Paty querida
    Eu tbe tenho os potes e adoro.
    As crianças levam os lanches para escola. O Gabriel tem a estrela amarela e a Letícia a Flor rosa.
    Adorei o post
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Oi Patricia, adorei a diversidade dos potes...tenho um no formato de uva e utilizo bastante. É útil tb para colocar na merendeira das crianças com frutas.Elas fazem uma farra devido ao formato! Bjos,

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, aprendo muito nesse blog...amo!
    Beijos!

    http://myblogsaborear.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Patrícia,
    Obrigada pelo comentário!
    Esse post está super completo. Bom repensar na alimentação, né? Minha filha mais velha sempre comeu de tudo, mas a caçula é mais seletiva. Vou insistindo, até conseguir,rsrs!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!