Tamanha é a dificuldade de algumas pessoas para emagrecer e a falta de uma orientação adequada pode piorar ainda mais e levar o indivíduo a uma frustação. Segundo a OMS a pirâmide alimentar é o jeito certo de um indivíduo se alimentar. Porém, quem está de dieta e pretende emagrecer, seguir tudo que está na pirâmide pode ser um tanto quanto demais.
Fazer algumas substituições na hora de se alimentar e deixar de lado algumas calorias, ajudam e muito em uma dieta para emagrecer. Tirar o açúcar por exemplo: substituir doces açucarados por doces light, tomar sucos sem açúcar, usar adoçante no café; ajudam a tirar ai o açúcar da dieta;
As gorduras devem ser evitadas: colocar menos óleo na preparação do alimento, colocar apenas uma colher de sobremesa de azeite para temperar a salada; evitar carnes gordurosas; frituras; embutidos; substitua-os por filés de frango, filés magros de carnes, peixes cozidos, frutos do mar, etc;
Colocar no prato se possivel legumes cozidos, saladas verdes, verduras cruas ou cozidas. Lembre-se sempre use pouco óleo na preparação e na hora de tempera-las.
Na hora do café da manhã, pra quem faz uso de leite, ele pode ser substituido por leite desnatado, ou bebida a base de soja, pois o objetivo ai é o calcio. Durante a tarde para ter a quantidade adequada de cálcio diária, pode ser feito o uso de iogurtes magros. Sem adição de açúcar e gorduras. Subistitua pães por torradas integrais ou light. Use sempre queijos brancos e produtos a base de requeijões. Também pode ser utilizado geléias light.
Quanto aos carboidratos todos nós necessitamos deles pra termos energia para fazermos tudo que precisamos; porém eles podem ser substituidos por integrais. Tais como arroz, pães, macarrões, bolachas. Já as batatas, mandiocas, nhames que estão na lista dos tuberculos e são carboidratos, devem ser evitados no início da dieta.
Ao longo do dia a pessoa fica bem alimentada e tem uma dieta mais saudável e mais magra também. Sabemos que é bem difícil começar uma dieta, mas não é impossível.
Faça uma compra no supermercado com uma lista que inclua seu café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Coloque na lista o máximo que puder de produtos lights e integrais. Faça seu próprio cardápio e apenas substitua os alimentos.
São as dicas de Patricia da Silva Gomes Nutricionista CRN 27287
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Paty!
ResponderExcluirSabe, meu maior problema com dieta, hoje, é que eu tenho alguns problemas de família, como gastrite, intolerancia a lactose. Ontem mesmo eu comi um franguinho grelhado, arroz integral, saladinha, tudo feito em casa e fresquinho. De tarde fui na kopenhagen e tomei um capuccino, que por sinal é maravilhoso. Pronto, foi o sufuciente para eu ter vômito e diarréia. É muito ruim ficar me policiando do que posso e não posso comer, não por dieta, e sim pq passo mal mesmo. Aff, até ontem eu bebia leite como se não houvesse amanhã, e agora qq coisa me faz mal. E eu adoro ler suas dicas, já contei isso? Beijos
excelente dica! estou aqui na luta para perder 10 quilos, agora 8... mesmo sabendo que se deve e o que não se deve fazer, confesso que é muito dificil... mas vamo-que-vamo!
ResponderExcluirbeijoca e obrigada!
Paty vc é uma querida!
ResponderExcluirSinto q faz teus post recheadinhos de dicas, cheios de carinho e dedicação!
Amo muito seguir esse cantinho, aqui viu!
E por em pratica?
Ai, ai aí eu peno mais rs. Mas não sou das piores não.
Hoje estou com 1,71 e 59 kg (olha eu revelando meu peso, aqui! rs), mas quero chegar a uns 62 kg e fazer uma troca de um pouco de gordura por massa muscular. Aí vou ficar mais contentinha rs! É duro né?
Mas vamos seguindo!
Super beijão pra vc e pra MC!
Oi amiga, tudo bem?
ResponderExcluirEu confesso que tento, mas tá dificil eliminar os kilos a mais depois que Henrique nasceu... e voltar aos exercicios tb está complicado... mas enfim, não desisto!
Suas dicas são ótimas!
Voltei a blogar, dá uma passada lá... vc tem outros blogs tb, não?
Abraços,
Marcia
Oi Pati, tudo bem?
ResponderExcluirPassando por aqui para lhe desejar um excelente e abençoado 2011, muita saúde e sucesso pra todas nós!
Bjão carinhoso da Ana
Ótimas dicas, amiga! Eu preciso emagrecer uns cinco quilos, mas com a minha paixão por doces está tão difícil! Olhe que eu não como muito, não e até um tempo atrás era bem magra e não costumava engordar. Mas o tempo passa e o metabolismo muda, não é mesmo? Vc tem razão, dieta não é impossível, mas que é difícil resistir às guloseimas muitas vezes isso é... aff!
ResponderExcluirBeijos e ótimo ano para vc.
Dicas super legais por serem práticas, sem muito sofrimento.
ResponderExcluirHouve época que meu marido emagreceu 5 kg em 1 mês com algumas substituições, paes, arroz, biscoitos integrais, tudo light ou zero, leite desnatado...
Realmente faz a diferença.
Fico na dúvida sobre os adoçantes, li uma reportagem falando que o componente de alguns trariam alguns problemas para a memória...
Tento usar o mascavo em tudo que dá...
Adorei
bjk
Eu ando comendo muita verdura, mas não consigo deixar o doce de lado... o que eu faço?
ResponderExcluirbjososos
saudades dos seus comentários
Dani
criancabemvestida.blogspot.com