Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Insônia x Alimento

O que é a Insônia?
Insônia é incapacidade de conciliar o sono. A perturbação do sono pode assumir diferentes formas. A pessoa pode demorar para conciliar o sono, acordar durante a noite ou ficar despertada na cama durante longos períodos.
Os indivíduos com este distúrbio, às vezes, utilizam medicamentos de maneira inadequada: hipnóticos ou álcool para ajudar com o sono noturno, ansiolíticos para combater a tensão ou ansiedade, cafeína e outros estimulantes para combater a fadiga excessiva. Em alguns casos, este tipo de uso de substância pode progredir para "abuso de substância" ou causar dependência dessa substância, e também podem causar efeitos colaterais, como falta de concentração durante o dia.
Quais são as causas da insônia?
Muitos são os fatores que podem levar a insônia, como por exemplo, preocupações, ingestão excessiva de cafeína, supressão de tranqüilizantes ou álcool podem perturbar os padrões normais de sono.
Tanto sentir fome como comer em demasia podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia. Fazer um lanche leve na hora de pode provocar sonolência.
Também são causas de noites mal dormidas além do consumo de café e de álcool, a pratica de exercícios antes de dormir, horários irregulares de sono, medicamentos estimulantes, e períodos de estresse mental.
O que a alimentação pode fazer pelo sono?
Um dos remédios para dormir é o doce ou o amido ingerido 30 gramas, cerca de meia hora antes de ir para a cama . Durante muito tempo, o mel foi usado na medicina popular como soporífero.
O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural, no cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros para a insônia é uma xícara de leite morno, que contém triptofano, com uma colher de chá de mel, um açúcar simples (os carboidratos facilitam a entrada de triptofano no cérebro). Um sanduíche de peru é um indutor do sono porque combina triptofano com carboidratos.
Por outro lado, consumir uma refeição noturna que tenha um alto teor de gordura ou comer alimentos que provocam AZIA e MÁ DIGESTÃO pode resultar num sono inquieto.

Coma bastante:
·         Lanches noturnos leves
·         Carboidratos junto com leite e outro alimento rico em triptofano
·         Chás de ervas descafeínados
Reduza o consumo de:
·         Bebidas Alcoólicas
Evite:
·         Café, chá, refrigerantes do tipo cola e outras fontes de cafeína
·         Refeições pesadas à noite, especialmente alimentos gordurosos e condimentados

DICAS GERAIS PARA DORMIR BEM:
Os alimentos ricos em amido, como pão, massas, leite maltado adoçado e chás de ervas adoçados com mel podem provocar sonolência e proporcionar um sono repousante.
OBS: Lembre-se todos os sintomas persistentes no organismo, como a insônia por exemplo, deve ter o conhecimento de um médico para incio de um possível tratamento.
Nutricionista : Patricia S. Gomes CRN 27287

6 comentários:

  1. Oi Pati,
    ótimas essas dicas para um sono repousante. Adoro um pãozinho. Agora tenho uma boa justificativa para comê-lo moderadamente, né?

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse post. Sofri a vida toda de insonia, caso clinico, mas percebo que alguns pequenos habitos, como um lanche leve antes de dormir, leite morno, etc ajudam sim. outra coisaque euacho que ajuda e a ingestão diaria de alface que ja ouvi dizer ser um tranquilizante. Pra mim funciona como remedio de longo prazo, comer sempre e, com isso, depois de um tempo, dormir melhor e ter os dias mais tranquilos. E veridico ou placebo? fica a pergunta ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha o habito de tomar coca-cola a noite. Reparei que quando tomava muito me custava muito a dormir. Sentia sono, mas ficava revirando na cama. A tal da cafeina é inimiga mesmo do bom sono. Rs
    Por outro lado não sabia que amido ajuda.
    Meu filho tem costume de comer pão um pouco antes de dormir. Tá fazendo certo então sem saber. hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Patty, eu vou catar um médico. Demoro muito para dormir, todas as noites. Além de acordar muitas vezes a noite, e tb estou com bruxismo. Já acordo com dor de cabeça. Aff... a vida anda muito agitada. Valeu pelas dicas, vou testar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi Pati,
    otimas dicas amiga!!! anotadas!!!!!

    beijossss

    lunaolargachupeta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Paty, o sono é super importante pra saude da gente, né?

    Muito legal agregar as dicas q vc deu aos habitos dagente.

    Um beijão pra vc, linda!

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!