Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Fibras 10

1- Tenha sempre em mente que uma dieta rica em fibras melhora: o Obstipação crônica; o Doença coronariana; o Hemorróidas; o Diabetes melitus; o Doença diverticular dos cólons; o Colesterol elevado; o Síndrome do cólon espástico (irritável).
2- Tente ao menos dobrar a sua ingesta de fibras ao dia o recomendado é de 20 a 35 gramas ao dia.
3- Procure entender o que são as fibras e de onde elas vem:
o Fibras insolúveis:  Cereais;  Trigo/ farelo de trigo;  Grãos; o Fibras solúveis:  Farelos;  Frutas;  Aveia/ farelo de aveia; Verduras.
4- Substitua a dieta rica em gorduras por rica em fibras.
5- Mantenha uma constante na quantidade de fibras diárias, considere a necessidade de um complemento em fibras se você: o Viaja muito; o Come na empresa ou em restaurantes;
o Acha difícil conseguir opções alimentares suficientes.
6- Aumente a quantidade de fibras gradualmente.
7- O aumento da ingesta de líquidos é imprescidível .
8- Adicione tanto fibras solúveis como insulúveis.
9- Os alimentos ricos em fibras se incluem em uma das seguintes categorias :
folhas , talos, cascas, sementes e bagaços. Assim sendo todo vegetal que teoricamente peneirado deixasse um resíduo seria classificado como rico em fibras. Ex.: couve, alface, brocolis, couve-flor, repolho, almeirão , rúcula, agrião, mandioca, salsão, casca de feijão, bagaço de frutas em geral, etc.
Existe no mercado pronto para a venda e a baixo custo o farelo e o germe de trigo, ambos ricos em fibras.
10- Não esquecendo também: todas as frutas são ricas em fibras umas mais outras menos, razão essa a quantidade a ser ingerida diariamente. Com seus outros benefícios como vitaminas e o açúcar bom: a frutose.
Então mãos a obra e coloque mais fibras em seu dia a dia e a vida com certeza irá ficar mais leve.
Patricia S. Gomes CRN27287

8 comentários:

  1. Tenho comido 2 frutas por dia. Tô orgulhosa de mim mesma. Kkk
    Só ainda tenho que praticar o habito de ingerir os farelos no café da manhã. Muitas vezes esqueço.
    Mas mesmo assim já sinto uma tremenda diferença!
    Toda vez que venho aqui renovo minha força de vontade :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Qdo como frutas e verduras meu intestino funciona bem melhor e até minha pele parece mas bonita.
    Hoje comi mamão, ameixa e manga, consciência tranquila até amanhã... rs
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Ana obrigada pelo carinho.
    Vc pode chamuscar o seu mamão ou banana com qualquer farelo e colocar mel. Fica divino.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ioly, alimentação saudável além de fazer bem a todo nosso organismo, evitamos futuras doenças cronicas e aumentamos nosso tempo de vida....é estranho falar assim mas é bem isso....bjs

    ResponderExcluir
  5. Lindona, quando venho aqui e leio certas coisas sinto tanto orgulho de mim (ah sim, obrigada mãe!). Eu realmente como muita verdura, legumes, levo saladas lindas para o trabalho todos os dias, como farelo de linhaça no café da manhã, como peixe, como frutas todos os dias, meu óleo dura mais de 6 meses aqui em casa, uso sal de ervas no lugar do sal, uso açucar mascavo desde que tive meningite pela primeira vez aos 16 anos, enfim, tudibão, se não fosse as besteirinhas aqui e ali, e a cerveja socialmente ingerida aos fds. Fica então a pergunta: pq tenho crises de prisão de ventre alternada com diarréias? Minha gastro já fez endoscopia, ultra e até colonoscopia, tudo ok. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bia cada organismo reage de um jeito.
    Vc precisa verificar se no dia de muitas fibras, como frutas, verduras cozidas, linhaça, junto com cerveja e muito doce, caso seja essa a besteirinha, vc têm diarréia. Pois tudo descrito acima pode gerar um certo desconforto. E verificar se nos dias de prisão de ventre, foi ingerido um número bem menor de fibras, muita massa, pouca água, em fim existe uma lista que prende ou melhor reduz a diarréia levando ai a pessoa a prisão de ventre, caso exagere nesses alimentos e uma lista de fibras solúveis e insolúveis que regulam e fazem o organismo funcionar normalmente, porém esses alimentos ricos em fibras em muita quantidade pode levar a pessoa a um quadro diarreico.
    Tem que sondar, ou até mesmo escrever,o que se comeu por um tempo de dia para rastriar em que momentos vc ou teve prisão de ventre ou diarréia.
    E mais ou menos isso minha linda. bjs

    ResponderExcluir
  7. Linda, obrigada pelas dicas! Vou anotar sim! Desta forma vou ter mais controle sobre o que como!
    Ah, sobre os doces: eu amo doce, mas depois que fui mãe, uma pequena quantidade me basta, senão enjoo, rs. Minhas besteiras são croissant com cappuccino, pão de queijo, sorvete, rs... Ai, ai, que complicado. Bjos no coração

    ResponderExcluir
  8. Oi Pati,
    tenho utilizado bastante farinha de linhaça. Também é fibra? Tenho colocado no iogurte pela manhã e na sopa a noite.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!