Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Natal=Ano Novo

Na maioria das casas a ceia do ano novo é bem parecida com a do natal. Mas de onde surgiram essas tradições alimentares? Segundo a professoa Gisele Pontaroli (PUC-PR), os portugueses exerceram grande influência sobre a nossa ceia. "Rabanadas", castanhas, assados suínos, cabrito e frango são algumas das heranças de Portugal que estão presentes na nossa mesa até hoje". O peru veio para o Brasil por meio da cultura dos americanos, que, por sua vez, foi inflenciada pela cultura dos ingleses. No século XIX, os britânicos substituíram o cisne pelo peru como ave de Natal, o que provocou sua popularização e a posterior introdução como prato principal na ceia tanto na Europa como nas Américas, incluindo o Brasil.
Já o panetone chegou aqui por intermédio dos italianos, porém, não se sabe exatamente sua origem. Dizem que há várias lendas sobre seu aparecimento, mas nenhuma teoria é confirmada. O certo é que seu sabor está diretamente ligado a essas festas de final de ano. No Brasil, ele foi popularizado depois da Segunda Guerra Mundial pelas mãos dos italianos e também devido ao senhor Carlo Bauducco.
Como ficou então a mistura brasileira: Alguns alimentos sofreram modificações para se adaptarem ao paladar nacionals. Por exemplo, a inclusão da castanhado-pará, das nozes e das amêndoas nas preparações tradicionais dos pratos festivos. Além das frutas tropicais que enfeitam a mesa. Os temperos típicos das regiões brasileiras também fazem parte do preparo desses pratos. Assim, os alimentos,mesmo os importados, acabam sendo adaptados aos sabores da nossa terra. Em cada região do Brasil há tendências diferentes de consumo.
Revista Federal de Nutricionistas nº32 - 2010

4 comentários:

  1. Meu comentário foi enviado? é que ficou a pagina em branco...
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi gata... Mas acho que o melhor sabor, o que mais associo com as festas de final de ano, é a cereja fresca... Se não tiver, não tem final de ano. :D
    E tem outras coisas que só como nessa época... O Tender, por exemplo.
    Lichia que amo muito, como tem no sítio do tio, como sempre que dá. :D
    Mas tem muitos pratos e frutas, qu~e são parte da graça das festas... :D
    Bjcoas,
    carol

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Super bacana conhecer de onde vem nossas tradições! Aqui em casa a família é gigante, então no Natal cada um leva um prato, o que faz com que tenha tudo da tradição e algumas coisas por fora, rs. Mas reveillon é diferente, cada um passa num canto, e eu aproveito para fazer sempre algo bem diferente do que comi no Natal. Bem, a lentilha é obrigatória, senão a minha mãe morre, kkk. Costumo fazer frutos do mar. Este ano farei rabanada, já que não comi nenhuma no Natal.
    Aproveito o post para desejar um feliz 2011, com muitas realizações e saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Paty nao sei se o meu comentario entrou, mas só pra agradecer a lembrança, e avisar q estou postando o selinho lá no dicas green

    beijinhos verdes

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!