Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tempo X Alimentação

Todos sabem que uma alimentação saudável e correta tem tudo a ver com nossa qualidade de vida. No entanto, outros fatores dessa delicada equação consomem boa parte do nosso tempo - inclusive aquele que deveria ser reservado a uma refeião equilibrada: o mercado de trabalho, os compromissos com a família, os estudos, o trânsito pesado....É uma luta diária contra o relógio.
Na verdade, a relação que temos com o tempo é que vai realmente influenciar de forma negativa ou positiva o nosso dia a dia. E no quesito alimentação, o assunto ganha importância ainda maior. Afinal, quem nunca sentiu saudades de uma alimentação caseira, preparada com calma e com ingredientes balanceados? Esse sentimento fica ainda mais latente quando comparamos essa refeição com um lanche ou mesmo à comida do restaurante por quilo, muitas vezes nossas únicas saídas durante um dia de trabalho.
Pois bem, se você é um desses, pelo menos você está entre aquelas pessoas que sentem a diferença, porque muita gente nem se lembra mais disso tamanha a necessidade do cumprimento de horários, tarefas e compromissos. O especialista em produtividade, Christian Barbosa, autor de diversos livros sobre nossa relação com o tempo, assegura que há, sim, alternativas para esse problema e que, com planejamento, todos podem se relacionar melhor com seu tempo. Ao conseguir esse equilíbrio, também é possível preservar aspectos fundamentais na própria alimentação. "Em geral as pessoas não planejam seu dia. Não têm uma agenda pré-definida, que separe e lhes garanta o tempo necessário a uma boa alimentação, ou a um bom livro, a um tempo para respirar em meio tantas tarefas. E ao deixarem de lado esse planejamento, esquecem que a alimentação faz parte daquilo que chamamos `cuidar da gente`", explica Barbosa, que é cientista da computação e é considerado um dos principais especialistas em administração de tempo do país.
Mas a questão do tempo na alimentação, na verdade, também varia de indivíduo para indivíduo. Alguns conseguem se adaptar melhor as refeições de fast foods ou de restaurantes rápidos e lanchonetes, em geral mais gordurosos e menos saudáveis. Além disso, há indivíduos que conseguem almoçar ou jantar em 5 a 10 minutos. Outros, por uma questão biológica, não  possuem essa adaptação. As consequências desses comportamentos, no entanto, culminam na perda de qualidade de vida. "Costumo dizer que nenhum dono de carro, seja ele uma Ferrari ou uma Brasília velha, vai abastecer deliberadamente seu carro em um posto que seja famoso por fornecer gasolina adulterada. Por que então fazer isso com nosso próprio corpo?", questiona Barbosa.
O autor vai além. Ele explica que muito da "falta de tempo" para priorizar nossa própria qualidade de vida pode, em última análise, impactar também em nossa produtividade, seja ela no trabalho ou em afazeres diversos do cotidiano. Isso acontece porque, ao assumirmos deixar de lado nossa qualidade de alimentação, abrimos a possibilidade, por exemplo, de sermos acometidos por doenças oportunistas como dores de cabeça, gripes e crises estomacais, entre outras.
Como não deixamos de ir para o trabalho por uma simples dor de cabeça ou de estômago, acabamos, sem perceber, trabalhando à meio força. A isso o dicionário de saúde dá o nome de Presenteísmo, ou seja, a pessoa está no trabalho, na academia ou mesmo em casa, mas na verdade está produzindo menos do que poderia ou, então, se distraindo com atividades inúteis.
"Estimativas dão conta de que 3% do PIB de um país possa ser desperdiçado por esse fenômeno, o que não aconteceria se priorizássemos os cuidados com nosso próprio organismo", explica Barbosa.
Então, mãos a obra. Uma boa agenda já é um começo. Depois um planejamento para identificar o que é realmente mais importante no seu dia. E então, muita calma, porque o mundo não vai acabar em um restaurante ou em uma lanchonete em 10 minutos. Ao contrário, use esse tempo a seu favor.
Um texto de Roger Hayas da Revista Nutrir, exclusiva do CRN.
Para saber mais, conheça algumas obras de Christian Barbosa
  • A Tríade do Tempo. Editora Campus. Categoria: Liderança e Gestão de Equipes
  • Você, dona do Seu Tempo. Editora Gente. Categoria: Auto Ajuda/Mentalismo
  • Estou em Reunião. Editora Agir. Categoria: Administração Geral
  • Mais Tempo, Mais Dinheiro. Editora Thomas Nelson Brasil. Categoria: Administração.

23 comentários:

  1. Ótimo texto Patrícia! Realmente, administrar mal o tempo é uma das consequências da vida moderna, o que reflete em nossa alimentação. Tempo para ir à feira ou supermercado, tempo para fazer uma comidinha caseira, tempo para degustar os alimentos... Precisamos mesmo aprender a dar mais qualidade ao nosso dia a dia.
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oii, eu tô tentando organizar meus horarios alimentares!!rss tenho o hábito de não almoçar, o que é pésimo, mas há uns 15 dias tô almoçando direitinho e tentando comer menos em mais vezes ao dia... vamo ver o que dá!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patty,
    Esse post é um alerta muito importante! Sempre que faço as minhas refeições com pressa, acabo por sentir mal-estar ou dor de cabeça! Realmente, ao dedicar mais tempo ao preparo e a ingestão dos alimentos, a vida fica melhor!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, que post sensacional! eu tento muito organizar meu tempo para poder fazer uma comidinha caseira e levar para o trabalho. Acho muito importante essa alimentação balanceada e por mais que eu acabe me "sabotando" durante a semana, no fim de semana eu SEMPRE faço o melhor para o meu filho e para mim e sempre com muitos legumes e verduras.

    ResponderExcluir
  5. Oii, vim agradecer o carinho, lá no post da minha lojinha!! pode deixar que eu te oriento sim... te explico tudinho!!rss além de ter email para perguntar sobre as maquiagens e outros produtos, vou tentar incluir um link antendimento on line na lojinha, assim dá para tirar dúvidas na hora de qualquer compra!!!
    beijão com carinho
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi linda! Estava com saudades de vir aqui!
    Super 10 esse seu post. Parei para pensar que o hábito que adquiri nos últimos anos de trabalho fizeram com que eu hoje, mesmo sem trabalhar, coma correndo. Sou sempre a primeira da mesa que acaba. Vou rever meu tempo, rs.
    Beijos grandes

    ResponderExcluir
  7. Oi Pa´trícia,
    esse post foi para mim!
    Valeu demais o alerta.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. okok te devo desculpas!!vc não estava na minha lista de blogs, pq eu não sabia que a gente tinha que adicionar a lista!!huahauha achava que era dsó a gente seguir e pronto, já estava na lista!!Mas depois do seu comentario, fui futucar....aff!!! já tá lá amoore!!!
    Qto ao post, preciso mt mt mt me organizar melhor,meu tempo, minhas refeiçoes, meus estudos, meu sono...td desregulado e em horarios completamente inadequados!!!afff!!!valeu pela dica de livros..
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  9. Oi Pati!!!
    Bom Dia!

    Adorei este texto, nossa, quanta coisa boa! ADorei a relação do carro e da gasolina. É bem vdd, neh, cuidamos de ttas outras coisas e parece que com a alimentação saudável, com o nosso corpo e saúde vamos deixando, deixando...

    Aqui em casa ainda temos o privilégio de almoçarmos juntos, comidinha caseira, eu que faço, e, agora com a minha dieta, todo mundo sai ganhando porque até a janta ficou saudável.

    É tudo uma questão de hábito neh?! No início a gente sente muito, mas depois vira rotina!

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia, voltei pra dizer que deixei selinho pra vc lá no blog, tá?
    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Sarah obrigada minha linda pelo selinho, ele está lá embaixo no meu blog onde coloco todos os selinhos com super carinho e assim que for fazer o próximo post já comento. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Lua, sabe que não vi ontem, acho que tava meio segueta rs...rs.. sorry darling! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ai Bia isso não tem jeito, acho que é porque a gente tem tanta coisa pra fazer que come rapidinho pra continuar fazendo........Bjs

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Amanda, eu até passo alguma coisa no rosto de maquiagem, mas sempre acho que não combinou com minha pele. Agora se vc me orientar, posso começar a me maquiar melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Déia minha linda, da pra fazer um prato saudável também em restaurantes por quilo, com certeza. E que bom que consegue comer coisas saudáveis no final de semana, é justamente nesses dois dias que o povo chuta o pau da barraca, hahaha!

    ResponderExcluir
  16. É isso ai Si, comer é nosso combustível vital, sem ele não consegueríamos siquer sobreviver, e ter ou apenas tomar consciencia disso já é meio caminhao percorrido. Bjs

    ResponderExcluir
  17. É Sarah, sabe que muita gente coloca a alimentação em último nas prioridades da vida. Que coisa né?! É o que nos mantêm vivos e nos da longividade.....Vai entender.....Bjs

    ResponderExcluir
  18. Muito bom esse artigo seu..meu marido é super saude e vive falando essa historia da Ferrarri aqui em casa,hahaha..mas estamos tentando melhorar os nossos habitos( os meus e o do filho ,né,pq ele..é regradissimo..rsrssr) e esta dando certo,ainda bem!!!
    ;-)
    beijos,otima semana...

    ResponderExcluir
  19. Ana mochilinha, é bom que tem alguem na família que já tenha habitos bons, ai é um passo pra todos entrarem na dieta saudável e deixar as guloseimas pros finais de semana, e devagar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Que ótimo post, Patrícia! Realmente, com a correria do dia-a-dia as pessoas se alimentam cada vez pior. Não é fácil organizar a vida toda em agenda, até refeições, porém, para muitos esse seria o único jeito de encontrar uma alimentação saudável. Meu marido que o diga, na correria dele só engorda e engorda, muito complicado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oieeeeeee,
    TENHO UM SELINHO LÁ NO BLOG PRA VC ....NÃO DEIXE DE PEGAR TAHhhhhhh,
    Bjssssssssssssssssssssssss no coração

    ResponderExcluir
  22. Seus posts são ótimos!
    Quero mais!!! hehe
    bjos
    Dani
    criancabemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Paaaaattys q saudade!
    E vc kd?
    rsrs
    Olha essa questão do tempo, amiga é uma cooisa pra mim.
    Sou louca mesmo. Corro contra ele o tempo todo e acho q o negocio ja tomou proporções serias rs.Ainda mais depois dos filhos.

    Me policio bastante sobre a questao de me alimentar, procuro seguir uma dieta razoavelmnte equilibrada, mas o tempo... as vezes me tira da linha.

    Otimo seu post!
    Q bom q cheguei em tempo!

    Um beijão
    Amoooo o nutricão e cia!

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!