Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças. Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais. Mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até tratamento de doenças.
Os alimentos funcionais têm potentes antioxidantes naturais, isso significa que tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.
Apesar de todos os alimentos têm propriedades nutricionais,alguns possuem elementos com funções benéficas particulares, e são classificados como funcionais. Uma maneira simples de reconhecer os grupos de alimentos funcionais, basta olhar as cores da comida. Alimentos com tons laranja, como cenoura e abóbora, são ricos em betacaroteno, que retarda o envelhecimento.
Já os vermelhos, como melancia e tomate, possuem licopeno, que melhora o sistema imunológico. Os que tendem para o violeta, como uva e amora, têm propriedades antioxidantes.
Porém essa fórmula não se aplica a todos os alimentos. Por exemplo alguns chás, especiarias e peixes, que têm substâncias funcionais e não revelam isso em suas cores. Os alimentos funcionais devem fazer parte da dieta e devem ser ingeridos diariamente. Incluir os alimentos funcionais no cardápido é uma maneira de ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, entre outros.
Confira abaixo alguns alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:

AVEIA: Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.

ALHO: Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.

AZEITE DE OLIVA: Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL

CASTANHA DO PARÁ: Rica em gordura monoinsaturada(encontrada também no azeite) e gordura poliinsaturada(encontrada no peixe). Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim e a aumentar os do colesterol bom. Devido as altas concentrações de selênio, estudos mostram que retardam o envelhecimento

CENOURA: Fonte de betacaroteno, tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico.
TOMATE: O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata.
PEIXES: Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

CHÁ VERDE: Rico em catequina, Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

SOJA: Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa, a prevenir o câncer de mama e cólon

UVA E VINHO TINTO: Ricos em flavonóides , antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Nota : Vale lembrar que os alimentos funcionais não são milagrosos,eles não curam doenças, ao contrário dos remédios. Por possuírem certos componentes ativos, eles são capazes de prevenir ou reduzir o risco de determinadas doenças.Sua ação vem sendo investigada sobre as doenças cardiovasculares, inflamatórias e intestinais, câncer, hipertensão, diabetes, certas afecções reumáticas e Mal de Alzheimer, entre outras.

Eles devem apenas fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois não adianta o indivíduo consumir alimentos com propriedades funcionais e incluir no cardápido outros alimentos de péssima qualidade.

11 comentários:

  1. Adorei a lojinha da sua mãe, tem muita coisa bacana. Depois vou divulgar do Tutto Petit.

    Alguns desses alimentos eu já inclui na dieta da Juh. Acho bacana ir criando o hábito desde cedo em comer coisas que, além de gostosas, ajudam em vários pontos na saúde.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Adoro azeite. Costumo usar em quase tudo.
    Ainda bem que hoje se tornou mais acessivel, achando de vários preços no mercado.
    Assim a gente pode se benificiar dessa gostosura que tb é aliada a saude.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga,
    Eu adoro azeite e castanhas, além do vinho tinto!rs!
    Recebi o seu convite para ver a lojinha, mas tô correndo...volto com calma, tá?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ótima a lojinha,adorei!
    eu tbem amo azeite, uso em quase tudo.
    beijus

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona! :D
    Tanta coisa pra aprender! :D
    Paty, de que cidade vc é?
    Bjocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Paaa, q delicia!

    Acho tão legal sua dedicação em colocar pra gente essas dicas!
    Esse post vai pra minha geladeira, junto com outras dicas mega maximas q vc dá!
    A- mei!

    Beijão
    Mica

    ResponderExcluir
  7. Olá, conheci seu blog através do Blog da Clauo. Achei muito interessante e vou te seguir ok? Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pati,
    Adorei as coisas da sua mae! Parabens!

    Tem um selinho para voce no meu blog.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Patty,
    Eu amo azeite e castanhas, além do vinho! Que bom poder se beneficiar de coisas tão saborosas!
    beijos!
    Obrigada pela visitinha!
    Você tem razão...eu adoraria tornar a minha paixão por festas um négócio lucrativo,rs!

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez, valeu pelas dicas. Já faço/como muito disso, mas é sempre bom lembrar. Linda, vc sabe alguma coisa sobre óleo de cártamo? Se souber, fala sobre isso? Gostaria muito de saber mais sobre, não o que tem no google, rs. Bjs

    ResponderExcluir
  11. vim te visitar pela primeira vez e já sou sua seguidora! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

deixe seu recadinho!